domingo, 5 de fevereiro de 2012

COMO TRATAR O CABELO CRESPO, AFRO OU ÉTNICO
Não existe cabelo “ruim”, “feio”. Todo cabelo bem cuidado apresentará o melhor de suas características.


O cabelo crespo possui a característica de ser um cabelo mais frágil e sensível, possuindo uma textura mais fina. Sua cutícula apresenta espessura irregular quebrando com mais facilidade na parte que é mais fina. Com a quebra expõe o córtex deixando-o desprotegido. Assim exige mais cuidado. Outra característica dos cabelos crespos é sua dificuldade de espalhar a gordura natural produzida pelas glândulas sebáceas ao longo dos fios. Na maioria das vezes esta oleosidade fica restrita apenas ao couro cabeludo, levando o cabelo a apresentar opacidade, ou seja, ficar sem o brilho natural. Em razão de suas escamas e cutículas serem mais abertas, a luz entra no fio sem refletir. Além desta opacidade apresenta maior facilidade de embaraça mento e suscetibilidade aos fatores climáticos, como o sol.
O que fazer?
O grande segredo é hidratar, hidratar e hidratar. Use máscaras reconstrutoras dos fios. Contudo, hidratar é diferente de deixar o cabelo emplastado e oleoso. Escolha bons produtos de preferência a base de óleos naturais (Exemplo: jojoba, óleo de coco, manteiga de karité, óleo de castanhas, óleo de frutas.
1.    Evitar utilizar produtos que levem a um maior ressecamento, a exemplo, secadores em demasia, mouses, gel, spray.
2.    Xampu e condicionadores específicos para cabelos secos.
3.    Massagear o couro cabeludo para estimular as glândulas sebáceas e a circulação.
4.    Lave menos os cabelos durante a semana, duas vezes é o suficiente.
5.    Deixe seu cabelo secar naturalmente.
6.    Cortar as pontas pelo menos uma vez por mês.
7.    Não use pentes com dentes muitos finos. Dê preferência aos pentes de dentes largos e de madeira. Penteie no sentido das pontas para a raiz de forma suave, não fazendo movimentos bruscos.
8.    Não penteie com eles secos. Prefira quando estiverem molhados e hidratados com um creme de pentear.
9.    Produtos com proteção solar são mais indicados.
10.    Também não seque com a toalha de forma brusca. Apenas pressione a toalha para retirar o excesso de água.
11.     Alisamento, texturização e relaxamento são processos químicos diferentes que exigem cuidados. Não faça em casa. Procure um profissional especialista em cabelos crespos. Seja exigente e cauteloso na escolha de um bom profissional. A melhor propaganda ainda é a boca a boca.
12.     Não utilize produtos que contenham óleos minerais ou petrolato, pois segundo especialistas, apesar de serem mais baratos, entopem os poros roubando a umidade, podendo retardar o crescimento do cabelo.
13.    Aplique o condicionador do meio para as pontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário